segunda-feira, 5 de agosto de 2013

série Parte II: Maçonaria do Piauí conheça um pouco

  

  Continuando com a 2° parte da serie sobre Maçonaria,vamos falar nesse post apenas sobre a origem da irmandade no Piauí,e outros locais do Brasil. O objetivo de nossas postagem não é denegrir quem quer seja,as pessoas são livres para suas escolhas,queremos sim,evidenciar fatos e algumas teorias que circulam na internet. 
A maçonaria ganhou grande destaque nas últimas décadas,mais muitas coisas ainda não foram descobertas,ao final será mesmo que chegaremos ao ponto máximo,os maçons são mesmo bruxos ou são pessoas diferentes separadas em seu próprio mundo.? 

Algumas perguntas e respostas:

O que é a Maçonaria?

- A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Por que é Filosófica?

-É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Por que é Filantrópica?

- É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.

Por que é Progressista?

- É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.

Quais são os seus princípios?

- A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

Qual o seu lema?

- Ciência - Justiça - Trabalho: Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as .relações humanas; e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

Qual é seu objetivo?



- Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

A Maçonaria é religiosa?

- Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contra posição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônicas.

A Maçonaria é uma religião?

- Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

A Maçonaria é uma sociedade secreta?

- Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
 O Grande Oriente do Estado do Piauí, deve sua existência ao trabalho e determinação do Conselho de Veneráveis, que, criado em 16.10.1949. Todavia , só tomou grande impulso 20 anos após, sob a presidência do Irmão Bernardo Sampaio Pereira, que assumiu o cargo a 26.07.1969, e já no mês seguinte, fazia aprovar o seu Regimento Interno, e, através do Ato nº 2, de 23.08.69, que nomeou a Comissão Responsável pela criação do Grão-Mestrado Estadual, cuja presidência ficou a cargo do Irmão Elpídio Brígido de Sá, e tinha na sua composição, representantes de todas as Lojas existentes à época.
www.goepi.org.br
Templo Grande Oriente do Piauí. 
Outras informações:
No piauí a maçonaria tem 154 anos de igualdade,liberdade,fraternidade. São lemas que mais ouvimos sobre como os maçons costuma falar. Na cidade de Parnaíba,no interior do Piauí,existem dezenas de lojas maçônicas muitas dessas lojas contam com homens importantes em seu rol de membros.    A pouco mais de dois anos o sistema de maçons tornou-se mais popular,exercer até trabalhos voluntários e de punho social.
 VEJA MATÉRIA RELACIONADA: 
Edição de @WagnerRoberto25 
Fotos Site Oriente do Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Deputada Gracinha diz que grupo Mão Santa decidiu nome para sucessão em conjunto

  Segundo a parlamentar, o grupo tinha o objetivo de escolher um nome que representasse e compreendesse o modelo de gestão que se mostrou ex...