sábado, 6 de fevereiro de 2016

Lavar as mãos após usar o banheiro evita gripe, hepatite e até diarreia

1 Lavar as mãos após usar o banheiro evita gripe, hepatite e até diarreia
Assim como eu, provavelmente você também sabe que manter as mãos sempre limpas, especialmente após usar o banheiro, é um hábito que deve ser estimulado desde a infância, certo? Sim, mas nem todo mundo tem esse hábito. Uma em cada três pessoas no mundo não costuma higienizar as mãos com sabonete após fazer o "número 1 ou o número 2". Ficou surpreso? Eu também. A pesquisa foi realizada em 64 países, com 62.398 pessoas.
Você sabe qual é a consequência de não lavar as mãos com frequência? Resfriados, gripes, intoxicação alimentar, diarreia e hepatite A. O fato é que este simples hábito é uma questão não só de higiene pessoal como também uma das medidas mais importantes para prevenir doenças.
A boa notícia é que 73% dos brasileiros costumam lavar as mãos após ir ao banheiro. Ufa! Por outro lado, 76% dos chineses e 60% dos sul-coreanos são mais "porquinhos" e não têm esse hábito automático. Calma! Antes de me xingar, lembre-se de que isso é uma pesquisa e não significa que todos têm essa falta de hábito. Na Europa, os gregos são os mais higiênicos (85% lavam as mãos) e os holandeses, os menos (47% não possuem esse hábito automático). Nas Américas, os colombianos são os que mais lavam as mãos: 93%.
Enfim, resolvi escrever esse post para mostrar que infelizmente ainda há pessoas que não tem o hábito de lavar as mãos enraizado no seu dia a dia. Então, o blog Saúde sem Neuraresolveu enumerar as principais ocasiões, além do banheiro,  que não podemos (de jeito nenhum) se esquecer de  lavar as mãos. Quer saber? Leia abaixo!
— Antes e depois de preparar comidas
— Antes de iniciar qualquer refeição
— Antes de tratar qualquer ferida ou machucado
— Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente
— Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro
— Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal
— Depois de apertar as mãos de outra pessoa
— Depois de entrar em contato com animais
— Depois de manusear lixo
— Toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esses comentários não refletem a opinião do Blogueiro.

Postagem em destaque

Top Frango - Delivery grátis